Metodologia de aprendizado didático

Os conteúdos dos cursos de Contabilidade foram elaborados para ser estudado na modalidade de ensino a distância, com a previsão de que os estudos evoluam linearmente, do primeiro para o último tema apresentado. As ferramentas disponíveis na Plataforma Jornada permitem gerenciar esse processo, automaticamente.

Os materiais de estudos se apresentam na forma de textos e complementados com materiais de apoio, que valorizam também a linguagem dialógica.

Sistema de avaliação

O aproveitamento do estudante será avaliado em processo nos seguintes momentos:

  • Após cada Unidade de Estudo, quando o aluno fará um exercício demandando 100% (cem por cento) de acerto das questões propostas. Ao conjunto de todos os exercícios de um Núcleo Temático será atribuída a nota 10 (dez).
  • Ao concluir o estudo do Núcleo Temático, quando o participante fará uma avaliação on-line, abrangendo todo o conteúdo do Núcleo, que poderá ser realizada duas vezes, sendo aproveitada a maior nota obtida, de zero a dez.

Requisitos tecnológicos e de Comunicação

A Plataforma Jornada é uma moderna e poderosa ferramenta de ensino a distância. Nela, o conteúdo dos cursos está organizado em Núcleos Temáticos e em Unidades de Estudo, consistindo texto, hipertexto, vídeo, locução, desenhos, animações, fotos, gravuras, gráficos, etc. As avaliações e a comunicação aluno-monitor também são realizadas através da Plataforma.

O IbacBrasil tem sua tecnologia e inovação reconhecidas pelo MEC em seu guia de tecnologias educacionais, além de ser uma empresa mantenedora da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Para o fornecimento de produtos e serviços, a empresa está cadastrada no Sistema de Cadastro Unificado para Fornecedores do Governo Federal (SICAF), sendo assim, completamente apta a fornecer um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) baseado em recursos midiáticos e em tecnologias de informação e educação.

Requisitos tecnológicos mínimos

Praticamente todos os computadores adquiridos novos nos últimos 5 anos possuem os requisitos tecnológicos mínimos necessários para uma boa navegação na internet e para assistir a vídeos.  Necessário dispor de caixas de som ou fones de ouvido. A Internet deve ser do tipo banda larga.

Para o computador/smartphone

Para a realização dos estudos, das avaliações em processo e demais atividades previstas, o participante deverá utilizar um computador ou smartphone com as seguintes configurações:

  • Processador Core Duo, equivalente ou superior, com o mínimo de 1 GB de memória RAM;
  • Sistemas operacionais: Windows (XP, Vista ou Seven); Linux (qualquer versão em distribuição); Mac OS; Android versão 4.4 ou superior; iOS versão 8 ou superior;
  • Devem possuir dispositivos de áudio e alto-falantes instalados no seu computador.

Para a internet

  • Navegadores: Internet Explorer (versão 9.0 ou superior); Mozilla Firefox 3.0 (ou superior); e Google Chrome (47 ou superior). Safari também podem ser utilizados, mas algumas páginas sofrem pequenas alterações visuais nesse navegador;
  • Recomenda-se o acesso estável à internet, do tipo banda larga (ADSL ou similar). O melhor desempenho é obtido com velocidade de 600 Kbps ou superior. Usando a rede de telefonia, recomenda-se que o sinal seja 3G ou 4G. Evite atividades que usam internet simultâneas ao estudo, como: ouvir música em rádio on-line, download de arquivos, etc.;

Player de Vídeo e Animações

Configurações de segurança

  • Algumas funcionalidades previstas nos estudos podem ser bloqueadas pela configuração de segurança estabelecida por você ou pelos administradores da rede de sua empresa;
  • Atenção: para realizar seus estudos, desfrutando de todos os recursos oferecidos, não poderá haver restrições para a execução de vídeo, áudio e Javascripts;